Opera

Os navegadores (browsers) são um exemplo de liberdade na escolha de software, actualmente existem diversas alternativas, todas elas interessantes, gratuitas e com características diferenciadoras. O Opera é um desses navegadores.

Longa historial de inovação

O Opera sempre foi um programa inovador, na realidade muitas das coisas que hoje temos como adquiridas em qualquer navegador web, foram originalmente desenvolvidas para o Opera: a navegação com separadores, os bloqueadores de popups (aquelas pequenas janelas irritantes que surgiam na frente), a pesquisa na internet integrada, etc. Durante algum tempo aparentou estar a viver à sombra dessas novidades, que todos os outros navegadores acabaram vulgarizando, mas agora regressou com mais novidades. Bloqueio a publicidade integrado, janela popup de vídeo, poupança de bateria, esquema de turbo compressão e a muito apreciada VPN integrada e gratuita.

Interface

A interface do Opera é muito agradável. Separadores quadrados que escurecem quando não estão a ser utilizados, isto indica-nos claramente em qual estamos a navegar. Pré visualização dos separadores, uma função que está na barra de título à direita (uma seta para baixo) que nos permite visualizar o conteúdo dos outros separadores abertos. Uma das diversas características diferenciadoras do Opera é o seu Speed Dial, uma espécie de página principal onde temos atalhos para os nossos sites favoritos. Temos também o menu, ao contrário da maioria dos navegadores que usam o menu hambúrguer (três riscos sobrepostos) o Opera tem o seu no canto superior esquerdo. E, contrariamente aos outros navegadores, se fecharmos o último separador não fechamos a aplicação (o Firefox tem uma opção para isto).

No que diz respeito aos marcadores, também aqui o Opera faz as coisas de forma algo diferenciada. Embora o Speed Dial seja tipo marcador, o gestor de marcadores é mais abrangente, mostrando uma grelha de miniaturas de todos os nossos marcadores. Também podemos criar pastas e subpastas e importar dos outros browsers. Para quem não tem internet de banda larga o Opera oferece-nos a possibilidade navegar com alguma rapidez através do Modo turbo. O Opera é isto e muito mais, faz o download, experimenta-o.

 

Link para o site oficial do Opera