Toshl – Sabe onde anda a gastar o seu dinheiro?

Se procurarmos na Internet por uma aplicação que nos ajude a gerir o nosso dinheiro encontramos inúmeras opções, umas gratuitas outras pagas, contudo, nenhuma delas aborda a questão como o Toshl Finanças o faz, com diversão e simplicidade.

O Toshl Finanças é um aplicativo que nos ajuda a controlar receitas e despesas, a realizar orçamentos, a planear e analisar despesas e receitas futuras e aprender com o passado. É uma aplicação web, corre no browser, mas também está disponível para Android e iOS, ficando tudo sincronizado.

O aplicativo é gratuito, porém, algumas das funcionalidades avançadas estão desabilitadas, para muitos dos utilizadores não serão necessárias, quem quiser habilitá-las terá de pagar 1,50€ mês (com os descontos de promoção da aplicação no Facebook e Twitter), cerca de duas bicas por mês.

Como funciona?

A seguir à criação de uma conta, somos incentivados a registar o dinheiro que temos na carteira, depois os monstros vão-nos ajudando a criar a nossa realidade financeira no Toshl, com simplicidade. Mesmo aqueles que não entendem nada de finanças com esta aplicação irão parecer verdadeiros entendidos.

E como é que é a segurança da coisa?

Tudo no Toshl é encriptado (cifrado), a aplicação web tem encriptação SSL. Toda a informação guardada na base de dados é encriptada, tal como a informação partilhada entre os nossos dispositivos. As passwords são guardadas com um algoritmo (one-way hashing), nem os técnicos do suporte conseguem parti-las.

Para quem é recomendado

Para quem procura uma aplicação de gestão financeira que não seja aborrecida. Embora a Toshl seja divertida não há qualquer tipo de sacrifício nas funcionalidades, na realidade a capacidade de observarmos o passado e planearmos o futuro é algo que não está disponível na maioria das aplicações do género, ou seja, o Toshl é uma aplicação para todas as pessoas. Os freelancers encontrarão no Toshl uma excelente ferramenta de gestão, sem que por isso deixem de gerir as suas contas pessoais, o Toshl permite diversas contas e orçamentos separados.

 

A favor e contras

Convém saber quais são os contras e pontos a favor da aplicação, assim poderá verificar se o Toshl se adequa à sua realidade:

A favor

  • Permite-nos analisar os comportamentos nos gastos do passado enquanto nos permite orçamentar para o futuro.
  • Encoraja-nos a poupar.
  • Avisa-nos quando um pagamento está quase a expirar.
  • É gratuito para quem quer gerir apenas uma ou duas contas.
  • Não tem publicidade.
  • A interface é, além de muito funcional, divertida.

Contras

  • Dois modelos de gestão pagos, por causa das contas financeiras.
  • A aplicação móvel é boa, mas limitada. É necessário usarmos a aplicação no browser de vez em quando, algumas das funcionalidades estão apenas na aplicação web.
  • Se procura uma aplicação para a gestão de investimentos, procure outra, o Toshl não está para aí voltado.
  • Está disponível apenas no português do Brasil. Não é um contra assim tão grave, mas podia ter também o português de Portugal.

 

Link para a aplicação Web

Link para Android

Link para iOS