Fazer uma página web sem fazer uma página web

Já deve ter pensado em criar uma página na Internet. Às vezes até dava jeito para partilhar informação, conteúdos públicos. Provavelmente até já pensou em criar um blog, mas acabou por desistir. HTML, CSS, parece russo,  além disso, não tem tempo nem vontade de aprender coisas técnicas. Não fique frustrado, temos uma solução para si.  

Basta ter uma conta de email

Sabe utilizar o Outlook ou o Gmail? Se sabe compor uma mensagem de email com diversos elementos, com palavras de diferentes tamanhos, texto, imagens, caixas de seleção, links, etc., então basta que depois de concluída a mensagem de email a envie para o endereço page@publisthis.email, passado um bocado (segundos) recebe uma resposta, onde terá um link para a sua página web, composta pelo email que enviou, fantástico, não é? Depois é só partilhar o link com quem desejar.

Considerações

Tenha em consideração o seguinte: no email onde tem o link para a sua página, tem também um link para removê-la, se assim o desejar. Provavelmente não irá querer partilhar determinada informação, mas acidentalmente podera tê-lo feito. Tenha também atenção com as imagens, estão limitadas a 350 Kbytes, cada, o que é mais do que suficiente. Lembre-se que os emails que envia ficam públicos, não mande algo privado .

Laboratório

Vamos lá exemplificar.. Abra o seu programa de email e siga os passos seguintes.

1) No assunto da mensagem coloque:

Raia Alhada à Moda de Olhão

2) No corpo da mensagem coloque:

A Raia Alhada é um pratos típicos de Olhão, não se tratando de um exclusivo regional, é no entanto um prato especialmente preparado por alguns especialistas gastronómicos da cidade, que por razões que ainda não foram desvendadas, conseguem trazer à mesa, um dos pitéus mais saborosos do algarve. A raia apresenta o corpo achatado e atinge geralmente 60 cm de comprimento.

A receita:

Ingredientes:

400g de raia
5 dentes de alho
1 Molho de Coentros
3 colheres de azeite
1 colher de vinagre
4 batatas
Sal (grosso)

Preparação:

  • A raia deve ser lavada em água  e ficar no sal durante 2 horas. Num tacho com água a ferver introduz-se a raia já salgada e as batatas e deixa-se cozer até que as batatas estejam cozidas.
  • Numa tigela temos os alhos muito bem esmagados, azeite, vinagre, 3 colheres de água de cozer a raia.
  • Depois de cozida, escorre-se a água da raia e das batatas, junta-se o preparado anterior e vai novamente ao fogo cerca de cinco minutos. Serve-se logo após a confecção.

3) No endereço do remetente coloque:

 page@publishthis.email 

Pressione enviar e pronto, já está. Verifique a sua caixa de entrada e terá lá o link para a sua página web. A sua página deverá ser parecida com esta: Raia Alhada à Moda de Olhão
Neste exemplo não adicionamos imagens, mas poderá fazê-lo. Pode personalizar o texto, colocando a negrito ou itálico algumas palavras, para as destacar. Pode até personalizar a cor.

Como fazer um blog

Embora tudo isto seja fantasticamente simples e eficaz, os autores dão-nos ainda mais duas opções, uma para fazer listas de publicações, tipo blog, e outra para arquivarmos alguns dos nossos emails, os de carácter público.

Para criarmos uma lista de publicações fazemos tudo exactamente como no exemplo anterior, mudando apenas o destinatário, que será page+[qualquercoisa]@publishthis.email, deve substituir os parênteses curvos e as palavras qualquercoisa pelo nome do seu blog. Pode mandar diversos emails, com diferentes conteúdos, para esse endereço. À medida que o vai fazendo a lista é actualizada, experimente e terá o seu blog pronto em poucos minutos.

Se quiser arquivar alguns dos seus emails, ficando com um link para uma página web onde poderá vê-los, envie-os para email@publishthis.email

O publishthis.email é uma ferramenta tremendamente simples e útil. Não é preciso registo e o serviço é totalmente gratuito. Há uma questão que se coloca, durante quanto tempo estará a página disponível online, não sabemos, provavelmente enquanto o serviço existir. 

Exemplo, usando o Inbox como programa de email.

Link para o sítio