Yoga na cadeira do trabalho

Como é sabido ficar sentado numa cadeira durante horas a fio acarreta sérias consequências para a saúde. Quando não nos movemos, o nosso metabolismo fica mais lento e a queima de calorias diminui. No caso de existir pré-disposição genética para a obesidade e não ter o hábito de fazer exercício, a possibilidade de sofrer de obesidade é ainda maior.
Segundo diversos estudos, mesmo que façamos exercício físico com regularidade, se estivermos várias horas na mesma posição, sem nos movimentarmos, as hipóteses de acidente vascular cerebral (AVC) e de ter um enfarte aumentam. Além do referido, todos nós sabemos que o nosso corpo não aguenta ficar parado na mesma posição por muito tempo, o imobilismo leva a que os músculos fiquem cansados e que comecemos a sofrer com as dores que surgem no pescoço e nas costas.

Existem diversas formas de combater este hábito nefasto, por vezes inevitável, por exemplo, criar alarmes horários, no smartphone, que nos recordem que devemos andar um pouco, mover os braços e o pescoço, ou seja, levantar o rabo da cadeira e fazer qualquer coisa. Outra excelente solução passa por instalar a app Chair Surya Namaskar no nosso smartphone ou tablet.

Chair Surya Namaskar (significa, mais ou menos, saudação ao Sol sentado) é um exercício corporal (yoga) baseado em 14 posturas (asanas) para quem trabalha sentado e tem pouca margem ou disponibilidade para ir ocasionalmente dar uma volta no local de trabalho. É uma sequência rápida que sincroniza movimento e respiração, levamos menos de 10 minutos para repetir a série de catorze posições 2, 3 ou mais vezes.

Devemos ter especial atenção à respiração e em não forçar o corpo de nenhuma forma, devemos realizar as asanas (posturas) na amplitude que conseguirmos. Curiosamente, com o tempo as posturas ficam mais fluidas e tudo é mais simples.
A app não tem qualquer tipo de aprendizagem é só instalar, passar o dedo da direita para a esquerda e fazer como nos diz o Guru. No final de cada série é nos dada a possibilidade de agendarmos outra sessão, noutro horário, por exemplo, uma ou duas horas depois.

Link para instalação Android