Só com uma mão, Opera Touch

A Opera Software é uma empresa norueguesa que há mais de 20 anos desenvolve o browser conhecido como Opera. É já habitual a empresa surpreender-nos com novidades, senão vejamos, hoje em dia qualquer browser tem como funcionalidades a navegação com separadores, os bloqueadores de popups (aquelas pequenas janelas irritantes que surgiam na frente, que muitos já nem se lembram), a pesquisa no google integrada, etc., tudo isso foram a dada altura inovações feitas pela Opera que mais tarde os outros browsers copiaram.

Inovação

Os escandinavos agora oferecem-nos o Opera Touch, um navegador para Android e IOs (no momento em que escrevo ainda não está disponível para IOs) que surpreende pela sua simplicidade de utilização. O browser dispõe das operações essenciais de uma forma muito prática, conseguimos navegar na Internet, no smartphone, apenas com uma mão. Por exemplo, os atalhos para sites que visitamos regularmente, o botão flutuante que nos permite pesquisar a qualquer momento, um botão para a leitura dos códigos QR e outro para a pesquisa de voz, tudo isto ao alcance de um toque, apenas com uma mão.

Sincronização

Outra novidade, talvez a mais interessante, é o Flow. Uma ferramenta que nos permite sincronizar conteúdos do smartphone com o nosso computador e/ou vice-versa, enviar links de sítios na Internet, imagens ou qualquer outro tipo de ficheiro. Resta-nos dizer que o browser é gratuito, está disponível em português e é rápido, muito rápido.