Libertar espaço no Smartphone, Google Photos

 

O meu smartphone está lento, dizem que é porque tem falta de espaço, está muito cheio. Mas não tenho nada instalado, quase não tenho apps, será das fotos? Fotos tenho muitas.

Os motivos que levam um smartphone a ficar lento são diversos e têm origem em factores também eles diversos, sendo que os mais importantes têm de ver com o consumo de recursos do dispositivo. A falta de espaço é apenas desses factores. Os grandes problemas devem ser partidos em problemas mais pequenos, para serem resolvidos mais facilmente. Então vamos lá resolver o problema das fotos e do espaço que ocupam, sem perder nenhuma delas, claro está.

O que fazer

Todos os utilizadores do Android têm uma conta Google (conta gmail) configurada no smartphone. É com ela que conseguimos aceder aos diversos serviços da Google, por exemplo, a loja de aplicações, o Google Play.

Um dos serviços ignorado por muitos dos utilizadores é o Google Photos. É uma app e um serviço de armazenamento de imagens e vídeos na nuvem (armazenamento algures na Internet) da Google. Quase todos os smartphones mais recentes já o trazem instalado, mas quem não o tem pode ir descarregá-lo do Google Play, chama-se Google Photos. Os utilizadores IOs também o podem fazer no iPhone, a partir da Apple Store, também têm de ter uma conta gmail, mas só para o utilizar o serviço.

Configurar e utilizar

Quando executamos pela primeira vez a Photos, devemos procurar a opção de cópia de segurança e activa-la, devemos escolher os locais ou apps (as imagens delas) que pretendemos guardar e já está. Quem não sabe bem o que guardar mais vale guardar tudo. O armazenamento de fotos e vídeos é gratuito e ilimitado.

Depois da minimalista configuração, referida anteriormente, o Photos iniciou a cópia e as fotos já estão a caminho dos servidores da Google, o processo demorará mais ou menos tempo dependendo da quantidade de fotos e vídeos que tem no seu dispositivo.

Muito fixe!

Se estivermos num computador e acedermos ao gmail, no canto superior direito temos uns quadradinhos formando um quadrado, é o botão para às aplicações Google, se clicarmos nele iremos encontrar o ícone do Google Photos, se clicarmos neste, iremos encontrar todas as fotos que temos no telefone. Muito fixe!

Se, se não encontrarmos todas as fotos, então temos de voltar ao smartphone, às definições do Google Photos e verificar se não escolhemos alguma localização ou, por exemplo, o cartão SD. Como referi anteriormente é melhor seleccionar todos os locais.

Quando o Google Photos indicar que a cópia está terminada, podemos então clicar numa opção que está disponível na app «Libertar Espaço», o que irá acontecer é que todas às fotos e vídeos que já estão no Google Photos serão removidas do nosso dispositivo. Então e agora? Como podemos ver as nossas fotos, simples, elas estão na app Google Photos.

O Google Photos é para lá do serviço de armazenamento e gestão das nossas fotos, uma aplicação divertidíssima, mas isso será o utilizador a explorar.