LightShot – Captura simples e eficaz

LightShot, ordem para capturar

Acabamos há pouco de instalar o siimagestema, colocamos um antivírus, instalamos um browser, fizemos as actualizações, e agora? Agora é a vez do LightShot, um programa que na nossa modesta opinião deveria vir no sistema operativo ou pelo menos deveria vir algo semelhante a este. O Windows 8 melhorou significativamente neste campo, como pode ser visto aqui, no entanto o Lightshot oferece uma utilização bem mais agradável e completa. Do que é que estamos a falar? Falamos da captura da imagem que se encontra no ecrã do computador. O PrintScreen do Windows não chega e na maioria das vezes obriga-nos a utilizar outros programas, seja para guardar ou para recortar a imagem capturada. O LightShot é muito simples, quase minimalista, no entanto muito eficaz para aquilo que foi concebido. Das muitas aplicações que usamos nos nossos sistemas, o programa para capturar a imagem que está no ecrã é fundamental, sem ele a publicação de artigos seria mais morosa, o LightShot é uma ferramenta essencial. Nesta área de software existem muitos programas disponíveis, com diversas e fantásticas funcionalidades, a maioria gratuito, todavia recomendamos este devido à sua simplicidade.

 

Para usar o LightShot basta pressionar a tecla PtrScrn (Print Screen) que normalmente está localizada por cima das teclas cursor ou por cima do teclado numérico. De seguida é nos permitido seleccionar uma determinada área ou todo o ecrã, uma vez seleccionada podemos ainda ajusta-la de acordo com o que pretendemos capturar, simultaneamente o LightShot exibe duas barras de ferramentas, uma lateral e outra inferior, que disponibilizam diversas funcionalidades (ver vídeo acima). Com a barra lateral, à direita, o utilizador pode desenhar sobre a área selecionada, colocar anotações, etc, que depois ficaram marcadas na imagem final. Com a barra inferior, estão disponíveis as funcionalidades de copia e gravação da imagem no disco, ainda é possível fazer o Upload da imagem capturada para um serviço na nuvem ou partilhá-la nas redes sociais.

 

site do LightShot

download do LightShot para Windows

download do LightShot para Mac

 

Como podem ver é uma ferramenta muito simples de usar, tem todas as funcionalidades necessárias para este tipo de realidade, é gratuita, está em português, oferece um editor online e pode ser integrada nos mais diversos browsers. Como cereja em cima do bolo, temos uma funcionalidade muito interessante que nos permite procurar na Web por imagens similares à que capturamos. Um download recomendado.

 

Seja o primeiro a comentar sobre "LightShot – Captura simples e eficaz"

Deixe um comentário