Biblotrónica – Mais de 3.000 livros gratuitos em português

livros

Biblotrónica Portuguesa

O projeto nasceu em 2007, numa altura em que os livros eletrónicos em português não passavam de uma mão cheia de nada. De inicio, a Biblotrónica, estava alojada no site do Departamento de Literaturas Românticas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e surge ligada ao lançamento dos estudos em Crítica Textual naquela instituição. Atualmente o projecto é autónomo e tem site próprio.

Títulos que estavam desaparecidos

São 3.000 livros gratuitos em formato electrónico, sendo que a maioria deles podem ser impressos. Estão também disponíveis 25 reedições de títulos que estavam desaparecidos e ainda um espaço para novos autores editarem os seus originais. Estes livrónicos podem ser descarregados gratuitamente e utilizados em dispositivos móveis, smartphones, tablets, etc.

Os livrónicos estão alojados em diversos locais, a Biblotrónica liga-nos a esses locais na rede, ao clicarmos em cima do link do livro este abre-se automaticamente no nosso leitor de pdfs, browser, Acrobat Reader, etc. ou iniciara a sua descarga (o livro) para o nosso computador. Clique aqui para experimentar a leitura de um desses livros.

Os livrónicos não estão organizados nem têm qualquer tipo de critério associado, estão apenas dispostos em listagem, Nome do Autor e Titulo, nada mais. Os textos publicados são de autores que morreram há mais de 70 anos e que estejam, portanto, em domínio público. Ou qualquer texto cujos direitos de autor sejam cedidos à Bibliotrónica.

«Do ponto de vista do leitor, serve para aceder gratuitamente a livros que já só se encontram em algumas bibliotecas ou na Internet, mas em fotografias “pesadas”, que impedem buscas e às vezes dificultam a leitura. Serve também para conhecer gratuitamente novos autores que queiram mostrar os seus trabalhos antes mesmo de entrarem no circuito comercial. E ainda serve para encontrar livros eletrónicos que, embora estejam disponíveis na Internet, nem sempre são indicados pelos motores de busca.»

Existe uma área para originais, os novos autores que queiram publicar as suas obras podem fazê-lo desde que aceitem as condições da Biblotrónica, cedência dos direitos sobre o mesmo e a inexistência de qualquer pagamento pela publicação.

Link para a Biblotrónica Portuguesa