Como transformar seu computador em um ponto de acesso WIFI

OSToto-Hotspot-1

O nosso computador transformado em um HotSpot Wi-Fi

Embora seja possível compartilhar a internet através do próprio Windows, a forma mais simples para o fazer é usar um programa como o OSToto Hotspot, um programa gratuito que transforma o nosso computador em um HotSpot Wi-Fi.

Partilhar a nossa ligação à internet utilizando o OSToto Hotspot é muito simples, basta instalarmos o programa e executa-lo, temos automaticamente um HotSpot Wi-Fi. O programa define por defeito, um nome de rede (SSID) e uma senha (password), porém, se clicarmos no botão “Edit” podemos editar o nome da rede e criar uma senha específica para proteger a nossa rede Wi-Fi virtual.

Característica interessantes

Uma vez activo e configurado, temos um HotSpot Wi-Fi a que outros dispositivos, tablets, smartphones, portateis, etc.,  podem ligar-se para aceder a internet. Basta pesquisarmos pela rede Wi-Fi que foi criada e introduzir a senha que definimos na configuração. Uma característica interessante é possibilidade de visualizarmos os “Connected Devices” os dispositivos ligados à nossa rede Wi-Fi virtual. Por fim, podemos adicionar dispositivos à lista negra (blacklist) para impedir que eles se liguem, podemos também medir a velocidade da ligação e até utilizar um temporizador para desligar o sistema automaticamente.

Em resumo, se quer partilhar a sua ligação 3G ou 4G do seu computador com outros dispositivos, o OSToto Hotspot é uma boa opção. Também podemos usá-lo como repetidor para estender o sinal Wi-Fi.

Link para o site do autor

Link para download do OSToto Hotspot