Sistema de facturação para micro negócios

facturama

Fundamentais e obrigatórios

Actualmente os programas de facturação são fundamentais e obrigatórios para assegurar o funcionamento de qualquer empresa, desde as micro empresas até às de maior dimensão. Desde 1 de Janeiro de 2013 que a emissão de facturas é obrigatória para todos os sectores de actividade e para todos os bens vendidos e prestações de serviços realizadas. Não há volta a dar, quem tem um negócio tem de ter um sistema destes.

Uma pesquisa por programa de facturação no Google terá como resultado uma panóplia de fornecedores de programas de facturação. A maioria são programas que correm no nosso computador, no entanto têm surgido muitas ofertas para facturar online, na nuvem. São muitas as vantagens de utilizar um sistema de facturação na nuvem, acesso em qualquer local onde haja uma ligação à Internet, não há necessidade de efectuar cópias de segurança, actualizações sem afectar a actividade do negócio e sem a presença de técnicos, simplicidade, redução de custos, envio de facturas em formato digital, etc. Como principal desvantagem temos a disponibilização da nossa informação a uma empresa externa. No caso das pequenas empresas este ponto acaba por ser irrelevante. No entanto é fundamental que a escolha da empresa que fornece esse serviço seja cuidada, é vital a credibilidade de quem está a fornecer o sistema de facturação. Outra das desvantagens é a necessidade de existir uma ligação à Internet.

Tudo no sítio certo

Uma das empresas que fornece um sistema de facturação online é a Netfolio. O serviço chama-se Facturama e é certificado pela Autoridade Tributária. O programa é direccionado às pequenas empresas e é de uma simplicidade que ao fim de uns minutos de utilização dá-nos a sensação que sempre trabalhamos com ele. Desde a configuração de documentos, passando  pela criação de clientes até à emissão de uma factura, tudo é tranquilo. A interface (o aspecto e a forma de interagir com o programa) é simples e eficaz, limpa sem distracções, está tudo no sítio certo. A primeira vez que tivemos contacto com o programa ao fim de uma hora já facturávamos. Desde a abertura da conta, o pagamento, as configurações, até à emissão de documentos, tudo correu bem, sem as dificuldades que a maioria de serviços semelhantes nos coloca.

«O Facturama é um programa de facturação online que pretende ser o mais simples e prático possível, com todas as funcionalidades essenciais de facturação para quem valoriza a simplicidade e usabilidade. O Facturama pode ser utilizado por empresas, empresários em nome individual, profissionais liberais ou freelancers em qualquer tipo de actividade.»

30 dias de utilização gratuita

O custo do software depende daquilo que precisamos e só pagamos quando necessitamos dele, sem que por isso nos desactivem o serviço. A mensalidade de menor custo é a Standart 4,50€ (s/Iva) mês (pago anualmente), permite-nos usar todas as funcionalidades do programa e emitir 250 documentos por mês, o Facturama disponibiliza outros planos que se adequam a negócios com maior necessidade de emissão de documentos. Quando abrimos uma conta no Facturama é nos dada uma empresa demonstração para efectuarmos os nossos testes à aplicação. Depois de convertermos a aplicação para modo real, temos 30 dias de utilização gratuita.

Link para o Facturama

Link para o site da NeFólio

Link para a listagem dos programas certificados pela AT